Dúvidas que todas nós temos sobre eletrodomésticos!

Olá meninas!

Chega de dúvidas, hoje vou tentar esclarecer algumas dúvidas que muitas donas de casa tem! Vamos lá então!

1- Posso colocar o quanto couber de roupas para lavar ao mesmo tempo?

NÃO. Se não respeitar a capacidade máxima da sua máquina (8kg, 10 kg, 12 kg), ela não só vai te devolver a roupa suja como vai consumir mais energia e ter as peças desgastadas, fazendo mais barulho.

2- Quanto mais sujas as roupas, mais sabão e amaciante devo usar?

NÃO. Tanto as máquinas como os próprios fabricantes de sabão e amaciante indicam a quantidade certa de acordo com o nível de água da lavagem (que deve ser indicada no painel da máquina ou no manual). Exagerar pode manchar as roupas e até estragar o aparelho.

3- É necessário limpar ou trocar o filtro e outras partes da máquina

SIM. A limpeza pode ser feita a cada dois meses e deve eliminar restos de sabão e amaciante nas gavetas (com uma escovinha e água) e fiapos nos filtros. Para lavar o aparelho internamente, deixe-o funcionar em modo “lavagem completa” com o maior nível possível de água e junte a ele, meio litro de água sanitária. Já o filtro deve ser limpo apenas com água corrente.

4- É preciso fazer alguma manutenção de limpeza nas secadoras?

SIM. O filtro de fiapos deve ser limpo com o aspirador de pó – usando o bocal de escova acoplado. Faça também uma inspeção no cano exaustor – desconectando-o da secadora e usando o aspirador de pó –, pois se ele entupir parcialmente, suas roupas demorarão mais para secar e a conta de energia vai subir bastante. Por razões de segurança, recomenda-se ainda aspirar o chão embaixo e atrás da secadora todas as vezes que ela for usada.

5- O ar-condicionado pode me deixar gripada?

NÃO. Mas a redução da temperatura vem acompanhada de uma diminuição na umidade do ambiente e isso pode irritar as mucosas de algumas pessoas. Além disso, se o aparelho não estiver devidamente limpo, pode liberar fungos e bactérias que serão rapidamente notados por alérgicos.

6- É necessário fazer manutenção no aparelho?

SIM. Os filtros devem ser limpos periodicamente conforme as orientações de cada manual. O trabalho pode ser feito em casa e manualmente.

7- Posso encostar a geladeira nos móveis ou na parede da cozinha?

NÃO. É necessário deixar espaço ao redor da máquina para a dissipação do calor. Tanto atrás com lateralmente, o espaço mínimo recomendado de distância da parede ou de outros móveis é de 35 cm.

8- Guardar alimentos quentes na geladeira estraga o eletrodoméstico?

SIM. Se por um lado, para manter o interior do aparelho frio, ele vai sobrecarregar o compressor, consumindo mais energia, por outro, a vasilha quente trocará calor com outras vasilhas internamente, alterando o estado de conservação de outros alimentos.

9- Posso secar roupas atrás da geladeira?

NÃO. As grades de trás da geladeira são dutos por onde passa o fluido que tira o calor de dentro do eletrodoméstico e o dissipa no ar, por isso elas esquentam. Quando você coloca roupas úmidas sobre esses dutos, está dificultando a dissipação do calor, o que diminui a capacidade de resfriamento e causa desgaste no refrigerador, diminuindo a vida útil do compressor (o motor) e aumentando a conta de energia.

10- Há algum risco em ligar a geladeira logo após o seu transporte?

SIM. O motor do aparelho possui uma pequena quantidade de óleo lubrificante para garantir o funcionamento e, quando o aparelho é inclinado, esse óleo se movimenta, podendo obstruir os dutos de gás refrigerante, o que gera um desgaste grande e possivelmente irreparável na geladeira. A não ser que ela tenha sido transportada em posição vertical (por todo o período), recomenda-se esperar duas horas antes de ligá-la novamente.

11- Acelerar o degelo do congelador com o secador de cabelos é perigoso?

NÃO se você tomar os devidos cuidados. Se o piso estiver molhado, use sapatos com sola de borracha e evite direcionar o ar quente para os alimentos no freezer, pois isso pode alterar seu estado de conservação.

12- É verdade que o inox não enferruja nunca?

NÃO. Ele é muito mais resistente que outros metais, mas é sensível, por exemplo, a produtos com cloro (como alvejantes e água sanitária). Alguns utensílios e eletrodomésticos da cozinha possuem um verniz sobre o inox e esse verniz é sensível a saponáceos, amoníacos, solventes, álcool e desengordurantes em geral. Recomenda-se que tanto água como qualquer produto usado em aparelhos de inox sejam cuidadosamente secos.

13- O forno autolimpante não deve ser limpo?

NÃO. A função “autolimpante” (um esmalte especial que reveste o interior do forno) garante apenas que a limpeza seja mais prática, sem a necessidade de esfregar.

É isso ai meninas, se gostaram compartilhe o link com as amigas!

Abraços, Carla!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s